Dicas de Viagem

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM INTERNACIONAL

Olá viajantes! Nesse post irei ensinar o passo a passo para que você planeje a sua viagem internacional sem agência, completamente sozinhos! Tenho estudado e praticado esses passos ao longo de 9 anos, 30 países visitados e muitos aprendizados. Passei por alguns perrengues e descrevo aqui para que vocês não passem por eles! Vamos ao que interessa? 

PASSO A PASSO 

  • Verificar quanto tempo você tem disponível 
  • Escolher o destino 
  • Preparar a documentação necessária 
  • Passagem aérea 
  • Seguro viagem e vacinas 
  • Faça o seu roteiro 
  • Reserve sua acomodação 
  • Compre a moeda do país 
  • Faça um checklist de viagem 
  • Faça as malas com antecedência 
  1. Verificar quanto tempo você tem disponível 

Para o primeiro passo, veja quanto tempo você tem para fazer a viagem. Uma semana, 20 dias, um mês? Dependendo da quantidade de dias, você pode fazer uma viagem para mais longe ou pra mais perto, combinar mais países ou usar todo o tempo disponível em uma só cidade. Vale verificar também a época que você poderá ir, se é inverno ou verão, por exemplo, para já te ajudar a definir o próximo passo.  

  1. Escolher o destino 

Amo esse passo! Chegou a hora de escolher o seu destino ou destinos nesse mundão. Pesquise várias possibilidades ou foque naquele lugar que você sempre teve o sonho de conhecer. Tenha em mente também que lugares mais distantes, com voos mais caros, de repente valem a pena de serem combinados com mais destinos. Por exemplo, em uma viagem pra Europa, se você incluir Paris, por que não ir também a Londres ou Amsterdam, que ficam ali bem próximas? A passagem aérea é uma das partes mais caras de toda viagem então se você já vai ter que pagar essa parcela de qualquer forma, melhor aproveitá-la da melhor maneira sempre. 

Pesquise por blogs,  instagram de viagens, sites, vale tudo! Procure também pelos destinos não tão famosos, você pode descobrir lugares que nunca imaginou e são a sua cara! Pesquise o clima, a cultura, as principais cidades, a culinária, a vida cultural e noturna, o máximo possível para você fazer as melhores escolhas! No meu instagram eu já escrevi sobre mais de 30 países, se quiser dar uma olhadinha lá é só clicar aqui.

  1. Preparar a documentação necessária 

Se essa for sua primeira viagem internacional, você precisará emitir um passaporte para a maioria dos destinos (os únicos que você não vai precisar desse documento são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). 

O seu passaporte é emitido na Polícia Federal e atualmente ele custa R$257,25, sendo válido por 10 anos. Tenha em mente que o processo de emissão geralmente demora, então faça esse processo com antecedência mínima de 4 meses antes da viagem. 

Alguns países ainda exigem que brasileiros tenham que emitir além do passaporte, um visto, para poder viajar. É o caso dos Estados Unidos e Japão, por exemplo. Vale lembrar que o processo do visto é ainda mais burocrático que o do passaporte, variando de país para país, então é bom tirar o seu assim que decidir viajar. Confira a lista completa de países e veja se ele exige visto ou não aqui .  

  1. Passagem aérea 

Chegou a hora de ver as passagens aéreas, uma das partes mais caras da viagem. Eu pesquiso sempre pelo site Kayak, pois lá ele te indica o preço das companhias aéreas disponíveis para o destino que você escolher.  

Feita a pesquisa e escolhendo uma das empresas, recomendo comprar diretamente no site da companhia aérea, por não ter taxas adicionais. Os sites de milhas, muito populares hoje em dia, podem ser uma opção, mas tenha em mente que a maioria das ofertas são para baixas temporadas ou datas inconvenientes (mas se você tiver essa disponibilidade vai fundo, tem boas ofertas por lá!).

  • Comprar a passagem internacional 

Se você escolher voar para apenas um destino, a compra da passagem internacional vai ser o seu único passo. 

  • Comprar as passagens internas 

Agora se você adicionar mais destinos, deverá comprar mais passagens. Verifique qual vale mais a pena, você pode viajar de avião, de trem, de barco, de ônibus ou até mesmo alugar um carro. Tudo depende do seu destino e as opções que ele oferece. Recomendo pesquisar todos esses métodos para ver qual será mais viável para a sua viagem.  

  1. Seguro viagem e vacinas 

Recomendo você sempre viajar com um seguro de viagem. Além de mais seguro (jura Mari, hahah?), alguns lugares exigem que você tenha esses seguros, como é o caso da Europa. A lista de países que exigem o seguro viagem são: Austrália, Venezuela, Cuba, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. 

Além do seguro, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Nesse post expliquei tudo sobre ele, como emitir, e que países exigem.

  1. Faça o seu roteiro 

Chegou a hora de planejar o seu roteiro! Eu sempre uso guias de viagem do destino e também blogs. Procuro pelas principais atrações, dicas de restaurantes, o que experimentar da culinária local, lugares menos turísticos, bate-voltas possíveis e tudo que tem direito! Existem vários roteiros prontos na internet também, você pode ir pesquisando vários e montar um do seu jeito. Vale gastar um tempinho nesse passo para fazer um roteiro completo para aproveitar ao máximo a sua viagem.  

  1. Reserve sua acomodação 

Agora que você já tem o seu roteiro pronto, já pode pesquisar e reservar a sua acomodação. Sempre uso o Booking para pesquisa de hotéis e apartamentos. Você pode pesquisar também por hostels, airbnb (eu tenho o código de R$179 OFF, só clicar aqui pra usar). Tenha em mente sempre a localização e o acesso ao transporte público (as vezes você pode ficar hospedado mais longe do centro, que é mais barato, e perto de uma estação de metrô por exemplo, pode valer muito mais a pena!). Já se você for alugar um carro, veja se o local possui estacionamento

  1. Compre a moeda do país 

Chegou a hora de verificar a moeda do país ou países que você vai viajar e comprar a moeda numa casa de câmbio. A maneira mais econômica de levar dinheiro na sua viagem é em espécie, mas o cartão pré-pago também pode ser uma boa opção, além de mais segura. Cartões de credito devem ser a sua última opção, pois as taxas são as mais caras sempre. Vale ressaltar que para países menos turísticos, pode ser que você não encontre a moeda para comprar aqui no Brasil. O que fazer nesses casos? Compre dólar ou euro e leve essas moedas para o país, pois o Real não é bem aceito em vários países e você pode não conseguir trocar o Real que levar. Recomendo a casa de câmbio Confidence, tanto para fazer a troca da moeda quanto para adquirir um cartão pré-pago.

  1. Faça um checklist de viagem 

Hora de fazer uma checagem final em todos os seus documentos e dados. Você precisa separar os dias da viagem, todos os códigos de reserva, dados dos hotéis e tudo mais que você precisa ter em mãos para passar na imigração. Recomendo também imprimir ou levar no celular todos esses dados, de cada uma das reservas que você fez, incluindo a do seguro viagem, para caso o oficial te peça, você tenha rapidamente acesso. 

  1. Faça as malas com antecedência 

A temida hora de arrumar as malas chegou! Pesquise sobre o clima e a previsão do tempo do destino da sua viagem e faça sua mala com base nela. Faça a mala com 1 ou 2 semanas de antecedência para ter certeza que tem tudo que precisa e também fazer uma checagem, de remédios essenciais, roupas adequadas e tudo mais. Se atente também a quantidade de bagagem permitida e o peso. Recomendo sempre não ir com a mala no máximo permitido, pois sempre rolam as comprinhas da viagem né?  

Prontinho, viagem planejada, agora é hora de voar! Não precisa ter medo de planejar essa viagem por conta própria, seguindo esses passos não tem erro. Ficou mais alguma dúvida? Me conta nos comentários que a gente conversa melhor! 

Obrigada por ler até aqui e … boa viagem!

3 thoughts on “COMO PLANEJAR UMA VIAGEM INTERNACIONAL”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *