Intercâmbio Planejamento

COMO ESCOLHER UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO?

Uma das primeiras perguntas que recebo, falando de intercâmbio, são sempre: foi por agência? Qual você recomenda? Como escolher a melhor? Pra tentar esclarecer essa dúvida – que é uma das principais etapas para um intercâmbio de sucesso – convidei a Érica Repsold, especialista em intercâmbio e principalmente em agências, nas quais trabalhou por mais de 7 anos. Confira a seguir o passo a passo que ela elencou para você escolher a melhor agência para o seu intercâmbio:

 1- O selo Belta     

Quando pensamos na escolha da agência de intercâmbio, ficamos completamente perdidos com tantas opções que existem no mercado atualmente, não é mesmo? Mas a primeira coisa que você deve olhar é o SELO BELTA, ai você se pergunta, o que é isso Érica? É uma organização que vai controlar a qualidade dos serviços prestados pelas agências, que tem essa qualificação, e por que isso é importante? Justamente, pelo motivo de terem muitas agências atualmente, várias abrem as portas sem ter capital de giro suficiente, sem ter conhecimento de mercado, o que no final prejudica você, consumidor, basta olhar nos anos anteriores, quantas agências fecharam, MUITAS. Claro que o selo não faz com que a agência seja perfeita, NÃO É UM MILAGRE, todas tem seus pontos positivos e negativos, então vou te ajudar a escolher a que seria mais adequada pra você.

PS:. Eu fiz um post explicando mais sobre a associação Belta e o selo, clique aqui pra conferir!

2- Opte por agências físicas

Sei que hoje, muitas coisas estão sendo feitas virtualmente, mas o contato mais humano, com o (a) consultor (a), você poder ir até ele (a), para conversar, tirar suas dúvidas, é muito importante, fora que uma agência física, é mais fácil de você encontrar para recorrer quando tiver algum problema, quando é apenas e-mail ou telefone, muitas vezes a comunicação fica mais difícil.

3- O atendimento

Esse nem precisa dizer né? Eu sempre prezei muito pelo pré, durante e pós atendimento, porque tudo importa, o pré, é aquele que a pessoa vai conversar com você, sem ficar muito em cima parecendo desesperado pela venda, mas sim para entender o que você procura e te entregar o que você deseja, durante, é quando você está no processo de embarque, tirando as suas duvidas, auxiliando com a documentação pertinente, e o pós, acontece depois que você viaja, o seu (sua) consultor (a), deve continuar te auxiliando caso você precise.

4- Entregar o que você procura

Esse pra mim é um ponto super importante, muitas pessoas chegam às agências de intercâmbio, totalmente perdidas, muitas vezes sem nem saber o que querem ou pra onde ir, e é importante demais que o (a) consultor (a) saiba te auxiliar, a encontrar o seu objetivo, e com a sua escolha, NUNCA escolher por você, uma coisa importante que você deve pensar é, O QUE É BOM PRA UM, PODE NÃO SER BOM PRA OUTRO, então, qual o sentido de outra pessoa escolher o tipo de intercâmbio e pra onde você vai? Vale o mesmo para a escola, escolha qual é interessante pra você, não a que o consultor quer, ele está ali para te ajudar a decidir e não fazer isso por você.

5- O orçamento

Pode parecer bobagem, mas veja como o orçamento é entregue. Já vi várias agências que entregam o valor cheio sem discriminar o que está incluso e isso é ERRADO, é direito do consumidor saber exatamente quanto custa cada coisa que ele está comprando, o curso, a acomodação, o seguro, a passagem aérea, a taxa da agência, então se te derem um orçamento apenas com o valor total peça o discriminado se não te entregarem, risque a agência da lista.

6- Compare os valores

Isso é importante você checar quando fizer os orçamentos. As escolas raramente, irão fazer valores diferentes para cada agência, o normal é ser SEMPRE igual, se você está comprando a escola X, com a carga horária Y, e por Z semanas, o valor dessa escola deve ser o mesmo nas agências que você orçar, o que pode alterar é acomodação, as agências podem trabalhar com terceirizadas ou terem as próprias, os seguros, porque cada uma pode oferecer um, a taxa administrativa de cada agência e as passagens aéreas.

Então anota isso:

MESMO PRODUTO (mesma escola, mesma acomodação, mesmo seguro) = MESMO VALOR 

Na dúvida de como escolher a escola perfeita para o seu intercâmbio? Se liga nesse post pra conhecer as escolas do Canadá, Irlanda, Inglaterra e EUA.

7- A forma de pagamento

É super importante também, pois muitas vezes você pode amar, uma determinada agência, mas se a forma de pagamento, não é adequada ao seu bolso, então não adianta, porque pode te atrapalhar ao invés de te ajudar, na maioria das agências terão as seguintes formas de pagamento:

  • Entrada à vista e o restante parcelado sem juros (5x, 10x, 12x e etc..)
  • Entrada à vista e o restante em até 30 dias antes do embarque
  • Tudo parcelado com juros
  • Financiamento
  • Boleto

Pesquise a agência, entre em Reclame Aqui, no google, converse com pessoas que já foram, para saber um pouco mais sobre ela.

DICA: Reclamação de acomodação distante, ou de empregador (Work Experience) não muito bom, NÃO são válidas, pois quando você vai fechar um intercâmbio é obrigação do (a) consultor (a), avisar que Homestay pode ficar de 45 a 90 minutos de distância da escola, explicar sobre os empregadores, então FILTRE as reclamações, veja as que são realmente pertinentes.

Escolher uma agência não deve ser apenas pelo valor ou pelo atendimento ou apenas a forma de pagamento, e sim o pacote completo, você precisa pesquisar, ir até o local, conversar, e sentir qual é mais adequada para você e para suas necessidades, vá em pelo menos três agências.

Pode parecer complicado, mas prometo que é bem tranquilo, muito mais do que parece.

Qualquer dúvida, pode falar, estou a disposição.

Érica Repsold Machado @conhecendodestinos / @apto.529 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *