Reuni tudo que você precisa saber para atravessar a fronteira Israel-Jordânia. Esse percurso é muito escolhido por quem esta viajando por Israel e quer incluir a visita a Petra na Jordânia, por exemplo.
Primeiro, saiba que não se pode atravessar a fronteira de carro, apenas a pé. Isso significa que se você estiver de carro alugado, vai precisar estacionar o carro do lado israelense da fronteira e deixar ele lá até você voltar da Jordânia!
E isso é seguro Mari? Completamente! Gratuito e com segurança 24hs, confia! Deixamos inclusive duas malas no carro, pra não atravessar a fronteira cheia de coisas (que são revistadas, muitas vezes, o que pode atrasar o processo).
A fronteira fica entre a cidade de Eilat (Israel) e Aqba (Jordânia) e se chama Yitzhak Rabin Border Crossing/Fronteira Sul. O ideal é você chegar cedo para evitar filas, principalmente na alta temporada. Esses são os passos a seguir:
1️⃣Assim que você chega, siga as placas “To Jordan”, o oficial pede para você mostrar o seu passaporte para o guarda da fronteira(só mostrar mesmo);
2️⃣Depois você deve seguir para o guichê pra pagar a taxa para sair de Israel de 102NIS (sim, paga pra sair!);
3️⃣Vá ao guichê seguinte onde tem o controle do passaporte (guarde o papelzinho que eles te dão!);
4️⃣Siga novamente as placas “To Jordan”, mostre o passaporte, os papéis que te deram no guichê e tchau Israel!
5️⃣Agora tem a parte engraçada, atravessando o portão você chega no free shop e em seguida passa por uma área entre fronteiras, que não pertence a nenhum país;
6️⃣Terminando a travessia, oi Jordânia!7️⃣Mostre novamente o passaporte e passe as malas no raio-x (estilo aeroporto mesmo);
8️⃣Vá ao guichê para o controle de passaporte (e não se esqueça que você deve dizer que vai visitar Petra, pra ganhar o carimbo que é necessário pra comprar o ticket pra atração);
9️⃣Ande mais um pouco, mostre o passaporte pela última vez e pronto!
Na saída, você estará um pouco afastado da cidade jordaniana, então o ideal é combinar previamente um traslado. Ligamos pro nosso hotel antes e eles reservaram um motorista pra gente, que nos esperou na fronteira e nos levou até o nosso hotel em Wadi Musa, o trajeto durou cerca de 2 horas. Se você for alugar um carro na Jordânia, algumas locadoras de carro levam o carro até você na fronteira, então é importante ver se eles oferecem esse serviço.
⛔️ OBS: Pra sair da Jordânia o processo é semelhante, com a diferença que você paga 10JOD pra sair, e se tiver passado apenas uma noite e tiver visitado Petra tem que pagar mais 40JOD por pessoa! Ou seja, vale muito mais a pena ficar mais uma noite na Jordânia pra economizar esses 40JOD (que pra converter em reais tem que multiplicar por 6 rs, rindo de nervoso!). Já vi relatos também que eles revistam as malas na volta para Israel e fazem muitas perguntas, mas conosco nada disso aconteceu e passamos menos de 10min no processo.
O processo pode parecer meio burocrático demais (e de certa forma é!), mas seguindo esses passos não tem erro.
Obrigada por lerem até aqui e … boa viagem!
Bem interessante saber sobre esta travessia de fronteiras, sempre vai existir duvidas a este respeito nestes países.
Fico feliz que tenha gostado do post! Sim, na época que eu fui procurei bastante sobre o assuntos para fazer a travessia da melhor maneira possível, e foi o que tentei fazer nesse post!