Na dúvida sobre qual escola de inglês escolher para o seu intercâmbio no Canadá? Essa série de posts vai te ajudar! Saiba tudo sobre a EF e confira na íntegra o relato de Maria Fernanda Pavanello, que estudou lá e contou tudo da sua experiência!
A EF foi fundada na Suécia em 1965 e hoje está presente em mais de 100 países. Ela nasceu com o objetivo de unir o estudo do idioma ao intercâmbio cultural e se destaca por um ensino prático e eficiente. Ela não oferece cursos apenas de inglês, mais de 8 outros idiomas, um diferencial! Em Toronto, a EF fica localizada no centro, próxima a ChinaTown e a CN Tower.
Cidade: Toronto, Canadá
Localização: 127 Portland St, Toronto, ON M5V 2N4, Canadá
Experiência na EF de Maria Fernanda Pavello
- Agência: “A EF tem escritórios aqui no Brasil e você consegue fechar direto com a escola. Eu fechei tudo do meu intercâmbio na matriz, em SP.”
- Cursos oferecidos: “No meu caso, eu fiz um curso intensivo, o que consistia em aulas de General English todos os dias, mais duas aulas de interesse específico (SPINs), que eu podia escolher de acordo com meu nível e a disponibilidade na escola, e essas aulas eu fazia duas vezes por semana, cada uma. A lista de opções de SPINS na EF é enorme, e depende do destino e da época que você vai, mas para ter uma ideia tinha aulas voltadas para gramática, aperfeiçoamento de pronúncia, técnicas de leitura, até coisas como história da arte, inglês no cinema, inglês corporativo… Além disso, também tinha uma palestra toda sexta-feira para toda a escola, em que algum professor vinha expor e debater algum tema relevante na época, ou sobre cultura, coisas assim.
Fora a minha experiência, as escolas de idioma EF também têm cursos voltados para diferentes áreas, especialmente os diplomas de longa-duração. Você pode estudar Business, Hotelaria, Marketing, Moda etc. Também oferecem preparatórios para exames oficiais de Cambridge ou TOEFL, IELTS, GMAT e GRE, e cursos preparatórios também para aplicar para uma universidade no exterior. Porém, esses cursos dependem um pouco do destino, e não são todas as escolas que oferecem todas as opções.”
Sobre as aulas:
“As aulas no geral eram parecidas com o que eu estava acostumada dos cursos de idiomas no Brasil: os professores tinham uma lousa interativa e os alunos acompanhavam pelo livro, ou outros materiais dependendo da aula (handouts, tablet etc.), mas também tínhamos que participar bastante, trabalhar em duplas, trios e nos misturar, e sempre tinha alguns trabalhos para fazer e apresentar em sala. Era bem interessante que não só os alunos, mas os professores também vinham de países e culturas diferentes, então era sempre uma experiência muito rica. As turmas não eram muito grandes, especialmente nas aulas de interesse específico, então a gente acabava tendo bastante tempo para se conhecer e os professores, para focar na necessidade de cada estudante.“
Material da aula:
“O material era próprio da escola e estava incluso no valor do curso.”
Estrutura da escola:
“A escola ocupava um prédio inteiro no centro de Toronto, o acesso era super fácil de metrô, ônibus, streetcar, e ficava bem perto de vários comércios, museus, e vários pontos de interesse. A gente podia fazer quase tudo a pé ou com uma viagem curta de transporte público de lá. Se não me engano eram quatro andares, todos tinham banheiros, acho que dois tinham principalmente salas de aula, e em outros tinha também a parte administrativa, ou um pequeno auditório. No primeiro andar havia uma cafeteria e um lounge para os estudantes, com bastante lugar para sentar, tinha videogame, caixa eletrônico, mapas… Na escola inteira a gente conseguia usar wifi e também tinham vários computadores e impressora à disposição.”
Atividades Culturais:
“A escola tinha um departamento só de atividades que montava uma programação semanal de coisas para os alunos fazerem depois das aulas, e uma agente mensal com viagens e outros passeios nos finais de semana. Você pode “reservar” as atividades que quer fazer diretamente no My EF, que é como uma rede social interna da escola e todos os alunos têm acesso, ou ir pessoalmente no escritório deles.
Eles também ajudam os alunos a programar outras coisas que queiram fazer mas a escola não tenha planejado, como ir num show ou num jogo de algum time da cidade, e dão dicas pro que precisar. Em Toronto, eu fui com a escola em um tour a pé pela vizinhança, alguns museus, um jogo de futebol, algumas festas, parques, as ilhas de Toronto; e viajei com eles também para conhecer outras cidades como Ottawa, Kingston, Montreal, Quebec City, Niagara Falls, também fomos ao Canada’s Wonderland, e algumas colegas da minha turma viajaram para Nova York.“
Brasileiros na escola:
“Na escola tinham alguns, mas nas minhas turmas teve sempre no máximo um, além de mim.”
Estudo do idioma:
“Além do curso em si, que era muito bom e trazia coisas diferentes do que eu já tinha visto e aprendido, o fato de precisar me virar pra me comunicar mesmo dentro da escola me ajudou demais com a fluência e confiança no meu inglês. Era do nível Avançado no começo, tinha acabado de terminar o curso regular que fazia no Brasil. No final, voltei com um certificado C2 de proficiência.“
Diferencial:
“Um diferencial pra mim foi o fato de conseguir fechar tudo no mesmo lugar, já que é como se a própria escola estivesse me atendendo desde aqui no Brasil. Fora isso, também levei em consideração a recomendação de amigos que já tinham estudado na EF, mas em outros destinos (Santa Bárbara e Vancouver).”
Desvantagem:
“Na questão do ensino e o serviço em si, não tenho o que criticar. Acho que a estrutura do prédio em que a escola estava, pelo menos na época que eu fui, não era das mais modernas, nem tão acessível, mas isso já pode ter mudado até hoje.”
Recomenda a sua escola?
“Sim! Até hoje eu vejo os benefícios que essa vivência me proporcionou, e eu enxergo a EF como referência no ensino de idiomas no mundo todo por tudo o que ela oferece nas escolas e nos cursos. Alguns anos depois eu fui estudar francês fora e não tive dúvidas na hora de escolher a escola, e ainda tenho planos de fazer mais cursos desse tipo no futuro sempre que tiver oportunidade.”
Custo:
Algo em torno de US$2.000,00 o curso (4 semanas) + material + seguro + acomodação e alimentação em homestay
Quer conhecer outras escolas de idiomas no Canadá? Clique aqui e veja o post de 9 escolas diferentes com relatos de pessoas que realmente estudaram em cada uma delas!